Marcas que ensinam brincando: o poder dos arquétipos no imaginário infantil
- VANESSA MARCONDES FONSECA
- 13 de out.
- 3 min de leitura
Atualizado: 20 de out.

A construção dos arquétipos em nosso inconsciente começa desde o nascimento, uma vez que são transmitidos de maneira hereditária e estão presentes na psiqué desde os estágios de formação. As crianças começam a ter contato com eles na prática em situações do dia a dia, como: brincadeiras, desenhos e filmes, livros e gibis, e a consolidação dessa construção fica para o resto da vida.
Como o pensamento infantil é muito guiado por padrões e repetições, os arquétipos dão um suporte importante para a aprendizagem socioemocional: desde cedo, elas conseguem entender papéis, valores e consequências sem a necessidade de grandes explicações. A familiaridade gera previsibilidade, e com isso, a criança lembra o que fazer quando estiver em situações parecidas com as quais teve contato. Isso diminui a carga cognitiva, facilita a atenção e abre espaço para autonomia guiada: entender regras, pedir ajuda, celebrar conquistas e lidar com frustrações.
Quando marcas se utilizam consistentemente de arquétipos em âmbito visual, de linguagem, de posicionamento e rituais, a criança consegue se identificar com elas, e, portanto, fortalece vínculos seguros, compreende o que esperar em cada interação e internaliza, de forma lúdica e consistente, valores e comportamentos que leva para o cotidiano.
Com o dia das crianças se aproximando, a Gotcha! analisou os arquétipos de grandes marcas voltadas para o público infantil:

Monster High — Fora da Lei
Monster High é uma expressão autêntica do arquétipo Fora da Lei porque transforma o diferente em belo, o esquisito em desejável e o excluído em protagonista.
É uma marca que não apenas desafia padrões, ela cria um novo normal, onde ser único é a regra.
Galinha Pintadinha — Bobo da Corte
Estimula o lúdico, a imaginação e a musicalidade com simplicidade e humor. Sua comunicação descomplicada e felicidade espontânea transformam qualquer situação em riso e prazer, valores centrais desse arquétipo.
Pampili — Amante
Desperta emoção, beleza e autoestima, especialmente entre meninas. A marca fala com delicadeza, reforçando o amor-próprio e o cuidado com a aparência de forma saudável e encantadora, características do arquétipo do Amante.
Tiptop — Cuidador
Posiciona-se como uma marca que acolhe, protege e cuida. Seu foco está no bem-estar do bebê e na tranquilidade dos pais, oferecendo produtos que remetem a conforto, segurança e ternura.
Turma da Mônica — Pessoa Comum
Os personagens de Turma da Mônica são crianças comuns, com dilemas e alegrias reconhecíveis por qualquer um. O arquétipo da Pessoa Comum valoriza autenticidade, amizade e pertencimento, Turma da Mônica é o exemplo perfeito de identificação.
Toddynho — Inocente
Com seu personagem e o slogan “Toddynho é gostoso e pronto”, a marca reforça um mundo onde tudo é fácil, divertido e seguro. O arquétipo do Inocente vive em busca da felicidade e da bondade, e Toddynho entrega isso: conforto emocional e nostalgia.
Patrulha Canina — Governante
Cada personagem de Patrulha Canina tem um papel definido e trabalha em equipe para manter a harmonia na comunidade. O arquétipo do Governante busca garantir que tudo funcione com ordem, estrutura e confiança, exatamente o que a série transmite ao ensinar sobre liderança e cooperação.
Fisher Price — Sábio
O propósito de Fisher Price vai além de entreter, é ensinar, estimular e desenvolver habilidades cognitivas e motoras. A marca se posiciona como uma especialista em fases da infância, apoiada por décadas de pesquisa sobre desenvolvimento infantil. Assim, atua como o “mentor” que guia pais e filhos pelo caminho do aprendizado, típico do arquétipo do Sábio.
Disney — Mago
O Mago usa a transformação como forma de inspiração, exatamente o que a Disney faz: se propõe a transformar sonhos em realidade, conectando pessoas pela magia e criando mundos encantados que tocam o coração de todas as idades.
Hot Wheels — Herói
Desde o design ousado dos carrinhos até os circuitos radicais, Hot Wheels representa coragem, performance e vitória. O arquétipo do Herói busca provar seu valor através da ação, e cada criança que brinca com Hot Wheels se torna o piloto de sua própria história de sucesso.
Play-Doh — Criador
Play-Doh convida as crianças à expressão criativa e à invenção livre. Seu produto é, literalmente, uma ferramenta para criar, dar forma, cor e textura à imaginação.O arquétipo do Criador busca dar vida a novas ideias e valoriza o processo criativo como forma de realização.
Lego — Explorador
O arquétipo do Explorador valoriza a liberdade, a curiosidade e a autenticidade, exatamente o que a Lego proporciona ao transformar cada montagem em uma jornada de descoberta pessoal, criando seu próprio mundo.
Como a sua marca comunica seu arquétipo com seu público? Quer mais informações? Fale conosco!



Comentários